Compor um terrário
Você quer fazer o seu próprio terrário mas você não sabe quais variedades usar?
Ou pelo contrário, já tem a sua ideia mas precisa de alguma informação adicional?
Se você está procurando um conselho, ajuda ou detalhes para confirmar suas preferências, você está no lugar certo.
Você encontrará abaixo nossa seleção de plantas para terrário úmido com suas características e algumas dicas. Se você gostaria de adquirir diretamente uma mini planta para compor seu terrário clique aqui.
Caso contrário, aproveite nossos kits completos de terrário planta + jarro disponíveis aqui
Ficus microcarpa
Antes de colocá-la no lugar, a bola de barro da sua ficus deve ser imersa em água por alguns instantes. Lembre-se também de desembaraçar suavemente as raízes para que possam acessar facilmente a água. É de origem asiática e gosta de florescer em ambiente úmido, com temperatura mínima de 15 graus. O Ficus Ginseng Microcarpa, que também é chamado de ficus ginseng, é uma excelente escolha. A exposição à luz total deve ser evitada; prefira sombra parcial. Não se esqueça de cortar os rebentos com regularidade e cuidado para permitir que mantenham um tamanho e forma harmoniosos. Além disso, como as folhas são frágeis, tome cuidado para não quebrá-las ao manuseá-las. Para regar bastará verificar regularmente se o solo está húmido à superfície, caso contrário regue com moderação evitando a estagnação. Quer comprar um ficus microcarpa? É por aqui !
A Fitônia
Espargos plumosos
É também chamado de Espargos dos floristas, que costumam utilizá-lo para realçar seus arranjos florais. A sua folhagem fina e delicada mas bastante densa e cheia confere-lhe um aspecto de feto. Espargos plumosos é a variedade mais comum de espargos.O espargo plumosus prospera em um ambiente úmido e claro que lhe permite apresentar uma bela cor verde, mas é bastante frágil, lembre-se de dividir os caules para que seja ventilado no terrário. A sua facilidade de adaptação permite-lhe conviver facilmente em harmonia com outros congéneres. Se as folhas dos seus espargos plumosus começarem a amarelar, provavelmente é devido à falta de luz. Se você achar que alguns caules estão nus ou muito longos, você pode cortá-los para que seus espargos plumosus mantenham uma aparência bonita.
Pilea involucrata
Faz parte da família Urticaceae, assim como a urtiga. Encontramos a. pilea involucrata em quase todas as florestas tropicais. Esta espécie é fácil de manter e ainda traz um toque de decoração original com suas folhas ovais com aspecto de relevo, verdes na parte superior e roxas na parte inferior. Seu cultivo é realizado em local claro e muito úmido. Se as bordas das folhas ficarem amarelas, isso indica falta de água. Uma temperatura muito baixa e contínua (menos de 15 graus) resultará em folhas que ficarão pretas e eventualmente cairão. Por outro lado, evite colocar o seu pilea involucrata muito perto de uma fonte de calor, como radiadores. A floração de Pileas é rara, as flores são pequenas e na maioria das vezes tingidas de rosa.
A árvore do café
A floração, seguida de frutos verdes e depois vermelhos, contendo as sementes de café, não é possível no interior. Café é um pequeno arbusto nativo da África tropical. Possui grandes folhas ovais com bordas onduladas, de um lindo verde escuro brilhante. O cafeeiro se comporta muito bem em terrário, o que lhe permite evitar seus piores inimigos, as correntes de ar frio e as variações bruscas de temperatura. Se aparecerem manchas marrons na folhagem, é porque o cafeeiro foi exposto à luz solar direta ou a muito calor. É importante podar o cafeeiro beliscando os novos brotos para manter um formato impactante. Escolha um recipiente alto para destacar seu formato bonito.
Iresina
Faz parte da grande família amaranthaceae e é nativa do Brasil. Seus caules vermelhos ou rosa apresentam folhas roxas com lindas veias bem visíveis. A folhagem também pode ser rosa, amarela e verde. Para poder dar todo o potencial das suas cores cheias de contrastes, as folhas doiresina precisa de muita luz, mas sempre indireta.
Fora do terrário, deve ser regado regularmente para que o solo não seque, principalmente no verão. No inverno, é possível borrifar água diretamente na folhagem. Na falta de água, a iresina murcha e as folhas caem. Leva apenas algumas horas para recuperar toda a vitalidade depois de receber um pouco de água.
A maranta
A pumila
A pumila, também chamada figueira anã ou figueira rasteira, é enquadrada na categoria de espécie despoluente. Originária da Ásia, faz parte da família Moraceae e pertence ao gênero ficus.
A pumila é uma videira grande que cresce muito rapidamente. Encontra-se frequentemente nas fachadas de casas que consegue cobrir completamente graças, nomeadamente, às suas raízes aéreas. Suas folhas são ovais e verdes, com tamanho médio de 3 centímetros, e sua textura lembra papel. Gosta de solos muito frescos e úmidos e não aprecia o calor excessivo que rapidamente faz com que suas folhas amarelem e caiam. A sua capacidade de crescer rapidamente exige podas regulares para evitar que se torne demasiado invasivo a ponto de sufocar outras espécies encontradas no terrário. Observe que se a folhagem ficar pegajosa, certamente é devido à presença de cochonilhas.
O singônio
O singônio, apelidado de pés de galinha, é nativo da América do Sul e Central, em uma área entre o México e a Bolívia.
Suas folhas, em forma de ponta de lança, às vezes assumem o formato de corações. São de cor verde com bordas mais escuras, mas podem vir em outros tons, como rosa, roxo ou marfim variegado. Além do aspecto muito decorativo, o syngonium tem a grande qualidade de ser uma das espécies despoluentes. A manutenção do syngonium não é restritiva. A luz indireta é suficiente e resiste muito bem a doenças. No entanto, atenção especial deverá ser dada à seiva do syngonium. Na verdade, este último contém substâncias que podem irritar as mucosas, especialmente a boca. Portanto, lembre-se de tomar cuidado ao manuseá-lo para integrá-lo ao seu terrário e lavar as mãos rapidamente caso a seiva entre em contato com a pele.
A chamaedorea
É uma pequena palmeira que cresce em ambientes úmidos e é encontrada no México e, mais geralmente, na América do Sul e Central.
Sua folhagem é composta por folhas longas que variam do verde claro ao verde escuro. É fácil de cuidar, dura muito e não precisa de atenção especial.
Falta de água? As pontas das folhas torradas. Manchas marrons na folhagem? Muita exposição ao sol. De resto, uma temperatura em torno de 18-20 graus e umidade de terrário permitirá que seu chamaedorea florescer adequadamente.
Esta lista de plantas Para terrário é apenas exaustivo, mas permite multiplicar ideias para composições de forma original. Trarão muitas cores e formas ao seu terrário, mas também muita originalidade ao ambiente onde o instalar. Encontre nossas coleções de plantas aqui e de kits de terrários de plantas