UM terrário fechado para plantas, também chamado terrário úmido Ou terrário tropical, é um frasco fechado composto por uma ou mais plantas pequenas. Ao contrário do terrários abrir que, reproduzindo um ambiente bastante árido, são preferidos para uma composição de suculentas Ou cacto.
O ecossistema de um terrário fechado de plantas
Não, não há lagarto num terrário de plantas, não é um viveiro!
Um terrário de plantas fechado permite reproduzir um ambiente tropical, ou seja, temperado ou mesmo quente e sobretudo húmido. Haverá, portanto, muito pouca necessidade de rega graças a um elemento chave: o luz que permite reproduzir o ciclo da água e o fotossíntese como a natureza.
Vamos fazer uma pequena aula de atualização em ciências naturais
O ciclo da água em um terrário:
O vidro da jarra absorve o luz com o sol, a temperatura interna sobe, o que faz a planta suar.
Água evapotranspira condensa nas paredes mais frias do terrário e se transformará em pequenos gotas de água que o solo irá absorver. Então as raízes das plantas absorvem a água e o acontece o ciclo da água.
Fotossíntese (versão simplificada)
A luz também permite que a planta atinja seu fotossíntese puxando água através da terra e das raízes, capturando o dióxido de carbono e produz os elementos de que necessita para viver, comooxigênio.
Lá condensação permite irrigar naturalmente a planta indefinidamente.
Higrometria
Higrometria corresponde ao nível de umidade. Num terrário fechado, o nível de humidade atmosférica permanece sempre muito elevado: pode rondar os 100%. Compare isso com a umidade relativa de uma casa normal, que pode atingir no máximo 30%. Sabendo que a maioria das plantas de interior prefere umidade de 70% ou mais, um terrário fechado lhes parece uma opção paraíso em comparação com as condições fora do contêiner.