Você quer criar seu próprio terrário tropical? É possível e bastante fácil se você seguir cuidadosamente todas as etapas a seguir.
O material necessário para criar um terrário
-
Frasco de vidro com tampa de cortiça, vidro ou madeira
-
Solo para envasamento universal
-
Pozolana ou bolas de argila
-
Carvão ativado
-
Esfagno
-
Uma a três plantas tropicais (Ficus Microcarpa, Fittonia, etc.) ou carnívoras
-
Bola de espuma
-
Seixos decorativos
- Algumas ferramentas: uma colher de sopa, pauzinhos, uma tesoura, um pincel
1.A escolha do frasco de vidro
O frasco utilizado não deve ser escolhido ao acaso, deve ser adaptado às plantas que você selecionar. Se você usar um frasco muito estreito, suas plantas não conseguirão florescer nele ou você corre o risco de replantá-las alguns meses depois em um frasco maior. O vidro deve estar completamente transparente E afinar para deixar a luz passar. Por outro lado, a abertura deve ser larga o suficiente para o manuseio, instalação das plantas e posteriormente para manutenção. Se for um pote encontrado no seu sótão, lembre-se de enxaguá-lo bem e limpá-lo com um pano limpo.
2. Passos a seguir
O porão: Drenagem
O sistema de drenagem é muito importante para todas as plantas, mas ainda mais para um terrário, pois, não sendo possível a evacuação da água, a drenagem torna-se fundamental. Isso evita que as raízes entrem em contato direto com a água.
Para fazer isso, você pode usar pozolana (rocha vulcânica), cascalho ou pequeno bolas de barro. Espalhe esta camada de drenagem uniformemente até cerca de 1 cm e meio de altura.
O solo: Substrato
Antes de adicionar O terreno fértil, devemos criar um camada isolante com esfagno, o que permitirá separar-se da pozolana e absorver o máximo de umidade (até 8 vezes o seu volume!). Musgo esfagno também ajuda a prevenir o desenvolvimento de bactérias graças ao seu elevado nível de acidez.
Você pode então incorporar a terra para vasos usando um funil ou uma pá pequena. Você irá parar quando o frasco estiver 1/3 cheio.
Escolhendo plantas para compor seu terrário
Antes de integrar suas plantas, imagine seu paisagem em miniatura de fora, tendo em conta que um terrário deve ser admirado de frente e não visto de cima. Portanto, o ideal é combinar 1 planta alta e 1 ou 2 plantas pequenas.
Você também pode criar uma pequena colina, com por exemplo 2-3 cm de solo na frente e 4-5 cm atrás.
Cave com uma colher de sopa onde deseja plantar suas plantas.
Raspe a raiz da sua primeira planta pequena, prestando atenção nas raízes, para retirar boa parte do substrato, umedeça se as raízes estiverem muito secas e depois plante no seu terrário. Cuidado, as folhas da planta não devem tocar na parede do jarro. Repita a operação para todas as suas plantas.
Adicione também um bola de espuma o que não só trará um lado acidentado ao seu jardim interior, mas acima de tudo permitirá para verificar o nível de umidade do terrário. Assim que o musgo ficar amarelo, será hora de regá-lo.
Por fim, finalize com um toque decorativo integrando algumas pedrinhas ou pedrinhas previamente limpas.
E aí está, seu terrário úmido está pronto :)
Observe: Embora o terrário seja quase autossuficiente e exija muito pouca manutenção, as poucas pequenas ações a tomar posteriormente são muito importantes, por isso não se esqueça de seguir o nosso guia prático de manutenção aqui.