Profitez de remises jusqu'à 15% grâce à notre nouveau modèle plus responsable

Nossas dicas para regar com sucesso suas plantas domésticas - Guia para iniciantes

Nos conseils pour réussir l'arrosage de vos plantes d'intérieur - Guide pour les débutants - La Green Touch

Laetitia Tavares |

Nossas dicas para regar com sucesso suas plantas domésticas - Guia para iniciantes

Não existe fórmula mágica para rega, mas agora aí está o nosso super guia. Acompanhe passo a passo nosso conselho para finalmente entender suas plantas interior e saciar sua pequena sede da melhor maneira possível :)
Para começar, pedimos que você esqueça tudo o que sabe ou pensa que sabe. Rega não é algo que você possa fazer com uma frequência exata, regar todos os domingos é possível, mas respeitando as necessidades do seu plantas é ideal.
Acima de tudo, não tenha medo: depois de se acostumar, você fará sozinho e nem pensará nisso (falamos por experiência própria!)


Aqui estão todos os elementos e dicas a ter em conta:

O gênero e a espécie da sua planta devem ser levados em consideração na hora de regar

    Alguns plantas só precisam de pouquíssima água (cactos, suculentas), outras só precisam ser regadas quando o substrato estiver seco, outras ainda preferem crescer em solo úmido.
    • Tamanho da planta
      Naturalmente você precisará de mais água para que sua planta grande possa absorver o suficiente para todas as suas células.
      • A natureza do substrato
      Cada substrato possui uma taxa de absorção diferente, dependendo de sua composição.
      • O meio ambiente
      A exposição e a umidade afetam a frequência da rega.
      • A temporada

      No inverno, algumas plantas descansam vegetativamente, por isso desistimos de regar porque a planta diminui suas necessidades.

      Quais são os sinais, quando você deve regar uma planta de casa?

      Fique atento ao seu plantar, muitas vezes ele mostrará que precisa do seu polegar verde :) Quer seja para ser replantado, movido, alimentado ou regado, sua planta vai dar sinais, cabe a você ouvi-la e interpretá-los corretamente. Para isso temos alguns conselhos para lhe dar.
      Não regue seu plantar se ela não estiver com sede. Isto é o que pode acontecer se você planejar seu regas.
      Alguns sinais de sede:
      • O pote é muito leve, a raiz sai do pote
      • As folhas estão caídas, apontam para o chão ou enrolam-se sobre si mesmas
      • Folhas e caules são macios, enrugados e murchos
      Ouça o seu plantas : Podemos dizer que existem quatro necessidades diferentes de água. Para lhe dar uma visão geral, listaremos algumas de nossas plantas e daremos uma frequência de rega indicativa.

      Com que frequência você deve regar suas plantas domésticas?

      Rega pontual (Cactos, suculentas e as chamadas plantas camelo)
      1x por mês ou mesmo a cada 2 meses no inverno

      Exemplos de plantas:
      • Cacto
      • Spurge
      • Sansevieria
      Rega moderada (deixe o solo secar completamente)
      Exemplos de plantas:
      • Ceropegia woodii
      • Zamioculcas zamiifolia
      • Peperomia
      • Pothos (pode ser regado assim que o solo secar na superfície)
      • Ficus lyrata, elástica
      • Pilea peperomioides
      • Filodendros
      • Clarinervium de antúrio
      Regas frequentes (deixe o solo secar na superfície no máximo dois ou três centímetros  entre duas regas)
      Exemplos de plantas:
      • Dieffenbacchia
      • Palmeira areca
      • Alocasia
      • Begônia (depende da espécie!)
      Solo úmido (o solo não deve secar entre duas regas, ou apenas secar ligeiramente)
      Exemplos de plantas:
      • Calatheas
      • Marantas
      • Chamaedorea, fittonia...
      • Samambaias (espargos, boston, flebódio etc.)
      Há também papiro e erva-dos-gatos que gostam de ter os pés na água :)

        Assim percebemos que oAs plantas não precisam esperar para serem regadas em intervalos específicos, mas sim na hora certa. Cabe a nós nos adaptarmos ao seu ritmo e raramente o contrário. :)
        Em caso de dúvida ou não identificação da planta, espere até que ele sinalize para regá-la, depois observe a frequência e adquira um dia de antecedência.

        Nossas dicas para plantas de interior saudáveis

        1. O frasco
        Todas as plantas devem ser plantadas em vaso com furos, para que a água possa escoar. Você pode então colocar este pote em um porta-panelas, que não terá furos. Deve-se então ter o cuidado de tirar a planta do vaso para regá-la, para que não corra o risco de se banhar no possível excesso de água estagnada no fundo do vaso. O mesmo vale para o copo usado com panela furada; ele deve ser esvaziado dez minutos após a rega.
        O risco é que as raízes das suas plantas apodreçam e morram (fiquem marrons, quebradiças), o que pode ser fatal para o seu crescimento.
        Os vasos de terracota são lindos, acessíveis, práticos, mas podem não combinar com certas plantas, ou atrapalhar a manutenção que você vai dar a eles. Na verdade, eles absorvem a umidade da terra, esse efeito é observável quando você rega uma planta em um desses vasos: você verá o nível da água subir ao longo do vaso e torná-lo marrom. Devido a esta capacidade, não é recomendado plantar plantas com grandes necessidades de água e umidade, devendo preferir um vaso de cerâmica ou plástico ou um vaso para plantas;


        2.O substrato
        O que chamamos de substrato é “terra”, ou outro elemento natural ou conjunto de elementos contendo minerais. O objetivo com as nossas pequenas plantas de interior é recriar da melhor forma possível o habitat natural das nossas plantas, e fornecer-lhes um substrato onde possam desfrutar, possam estabelecer e fazer crescer as suas raízes e absorver o que necessitam.
        Seu substrato terá função drenante, não deve ficar horas encharcado ou atrapalhar o bom escoamento do excesso de água do vaso. Nosso próximo guia será sobre isso, fique ligado. :)
        3. O meio ambiente
        Para recriar o habitat de uma planta para melhor atender às suas necessidades, é importante levar em consideração vários elementos.
        A exposição

            • A planta precisa estar ao sol.
            • A planta precisa de muita luz sem estar em pleno sol.
            • As plantas precisam de luz  moderado, aprecia sombra.

        Muitas vezes isto corresponde à necessidade de água, mas não podemos generalizá-la. No entanto, o solo secará mais rapidamente ao sol do que à sombra, por isso não se esqueça de verificar a sua planta com mais regularidade.


        4. Nível de umidade
        Todas as plantas precisam de umidade, teor de umidade do ar ou percentual de vapor d’água no ar, específico às suas necessidades.

        • Plantas tropicais: taxa higrométrica entre 80% e 100%
        • Suculentas e cactos não requerem muita umidade.

        No interior o ar é seco e pode sofrer grandes variações. Certifique-se de manter suas plantas longe do aquecimento no inverno e possivelmente coloque uma tigela com água por cima para difundir um pouco de umidade. Se você tiver piso aquecido, é provável que tenha dificuldade em manter vivas as plantas tropicais. No entanto, tente colocá-los no alto.


        5.Temperatura
        A maior parte plantas de interior apreciamos as nossas temperaturas moderadas, e o mesmo deve acontecer com a água com que são regadas. Escolha água em temperatura ambiente, ligeiramente morna no inverno para regá-los.


        6.Composição da água
        Certas plantas, como as nossas amigas calatheas e marantas, não apreciam muito a água da torneira, que é demasiado rica em cal para as suas necessidades. Eles mostram isso deixando as bordas das folhas ficarem amarelas e secas. Para evitar isso será necessário favoreça a água da chuva, desmineralizada para regá-la e borrifá-la.


        7. Névoa
        A água não apenas coleta água aos seus pés em seu estado natural. Alguns crescem especificamente para capturar melhor a umidade do ar. A melhor forma de apoiar nossas plantas que têm essa necessidade é investir em um umidificador de ar, pois a nebulização só será benéfica quando a água for vaporizada. Porém, esta ação também os ajuda a limpar as folhas e assim melhorar a fotossíntese.


        8. Colocação
        Estávamos conversando algumas linhas acima sobre como colocar sua planta no alto. No entanto, não devemos esquecer que ali o ar costuma ser mais seco e que o calor aumenta.Pensar sobre verifique a umidade do solo com mais frequência se sim :). O contrário acontece com uma planta colocada no chão, à sombra, regue com menos frequência porque vai demorar mais para secar.


        9. Método de rega
        Salvo indicação em contrário, o método universal é:

        • use um regador com bico longo e despeje a água na base da planta
        • despeje a água lentamente
        • umedeça toda a superfície da panela
        • água até sair água do fundo da panela
        • você pode deixar a panela por alguns minutos para que ela absorva bem a água. Se a terra do vaso estiver muito seca, com certeza ainda estará leve.
        Para plantas que raramente são regadas, é possível banhá-los, colocando-os em uma bandeja com água por 5 a 10 minutos, pois o substrato precisará de um pouco de tempo para umedecer adequadamente.
        Deve-se notar que alguns plantas não vai querer que suas folhas sejam umedecidas por rega (como o Streptocarpus Pretty Turtle), você terá que ter cuidado, enquanto outros vão até gostar de ser colocados no chuveiro (como o Ficus Lyrata)
        Para terminar, nunca deixe as solas dos pés na água. É a principal causa de morte entre plantas de interior …Ajude-os a melhorar, tire sua planta da situação tampa de panela para regar, ou lembre-se de esvaziar o fundo da panela. Não se esqueça do seu pequeno broto no prato por horas depois de borrifá-lo por capricho. Você pode manter suas plantas vivas, contamos com você. :) Com este guia, e as instruções de cuidados fornecidas para cada planta no nosso site, você não tem mais desculpas!