As plantas bulbosas têm a capacidade de se abastecerem de uma reserva de nutrientes, o que lhes permite desaparecer no final da estação e voltar a florescer na estação seguinte e assim continuar o seu ciclo vegetativo ao longo de vários anos. Assim, a planta de bulbos armazena reservas no subsolo para manter seus diferentes ciclos.
Muitas vezes tendemos a descrever como “bulbosas” todas as plantas que são compostas por um órgão de reserva subterrâneo, que lhes permite sobreviver de um ano para o outro. As plantas bulbosas fazem, portanto, parte da grande família das plantas perenes.
Quais plantas de bulbo escolher?
O cultivo de plantas bulbosas é muito difundido, porém, aconselhamos que você se informe sobre o plantio e a manutenção que cada uma exige, pois nem todas possuem as mesmas características.
Desta forma, você poderá escolher a variedade de bulbos mais adequados às suas necessidades e ao local que reserva para ela.
Além disso, você pode não saber disso, mas deve saber que muitas plantas aromáticas fazem parte da família das plantas bulbosas.
Aqui estão as plantas de bulbo que selecionamos para você.
As diferentes plantas bulbosas
Alho
O alho é uma planta bulbosa composta por diferentes dentes. É muito apreciado pelas suas virtudes terapêuticas e também culinárias. Também faz parte da família das plantas perenes.
Alho selvagem
O alho selvagem, da mesma família do alho, é uma planta bulbosa perene que se encontra originalmente na mata, em ambiente fresco e sombreado. É composto por pequenas flores brancas.
Cebolinha
A cebolinha encontrará o lugar perfeito na sua horta, no seu jardim ou na sua varanda, se quiser cultivar algumas plantas aromáticas. É muito apreciado por gourmets e cozinheiros por realçar delicadamente determinados pratos.
A cebola
A cebola tem a particularidade de ser ao mesmo tempo aromática e vegetal. É muito popular na culinária e muito utilizado. É fácil de cultivar e apreciado tanto pelo seu sabor como pelos seus inúmeros benefícios.
O jacinto
O jacinto é uma planta bulbosa muito conhecida e apreciada pelas suas lindas flores. Pode ser considerada uma planta de interior, podendo nestes casos florescer no inverno. Também pode adornar lindamente os canteiros de flores do seu jardim e, nestes casos, pode florescer na primavera.
O narciso
O narciso é uma planta bulbosa composta por lindas flores amarelas e brancas que é muito utilizada em canteiros para um efeito garantido. Além disso, tem a vantagem de não necessitar de grandes manutenções e caberá perfeitamente no seu jardim.
A tulipa
A tulipa também faz parte da família das plantas bulbosas. Tem a vantagem de estar disponível em várias cores.A sua magnífica floração começa em março. Nos canteiros do seu jardim, ou num bouquet para o seu interior, ficará encantado com esta linda flor. Hoje, a tulipa faz sucesso mundial e é a planta mais cultivada em todo o mundo.