Profitez de remises jusqu'à 15% grâce à notre nouveau modèle plus responsable

Plantas tóxicas ao ar livre

Les plantes d’extérieur toxiques - La Green Touch

Laetitia Tavares |

O seu jardim está repleto de tesouros vegetais de todos os tipos e você adora a diversidade do seu espaço verde. Em geral, você acha que conhece a maioria das plantas que tem e das quais cuida diariamente. No entanto, você pode se surpreender ao saber que certas plantas ou árvores ao seu redor são na verdade tóxicas e, portanto, perigosas para você, seus filhos ou seu animal de estimação.

Por exemplo, se você tem uma figueira, talvez não saiba, mas ela é venenosa. É muito apreciada pelos seus deliciosos frutos e pelas suas lindas e grandes folhas, mas é preciso ter cuidado com a sua seiva que é fitofototóxica e que pode, entre outras coisas, causar graves queimaduras de segundo grau. Portanto, não é recomendado que as crianças brinquem debaixo de uma figueira para evitar possíveis queimaduras.

Então um conselho: conheça as variedades de plantas que você tem em casa!

Quais são as plantas tóxicas de exterior mais comuns?

Na verdade, existem centenas de plantas tóxicas ao ar livre. Seria impossível listar todos eles. Então, decidimos focar nos mais comuns. Poderá assim ser informado dos perigos destas plantas de exterior que, para alguns, são na verdade um veneno à mão.

Entre as trepadeiras, as mais comuns nos jardins e com as quais você deve ter cuidado, principalmente para os seus filhos, incluímos Glicínias, Jasmim, Ipomoea, Clematis, Hera ou mesmo madressilva.

Quanto às plantas herbáceas, Prímula, Columbina, Anêmona, Acônito, Dedaleira, Cravo, Botão de Ouro, Datura e Mamona são plantas com as quais você precisará aprender a ter cuidado. Preste atenção também aos rizomas de Ciclame, Lírio do Vale e Íris que também são muito tóxicos.

Arbustos e árvores tóxicos incluem loendro, Daphne, lilás, hortênsia, azevinho, teixo,Spurge, Buxo, Azaléia e Rododendros.

Identifique frutas silvestres arriscadas em seu jardim, como Lírio do Vale, Hera, Cotoneaster ou mesmo Solanum. Se você tem filhos, podar essas plantas após a floração para evitar envenenamento acidental.

Observe também que a cura com plantas requer conhecimentos específicos. Portanto, pode ser perigoso fazer isso sem um especialista porque a confusão das plantas do jardim é a principal causa do envenenamento. Na verdade, uma folha de confrei, por exemplo, que é comestível, parece muito com a dedaleira, o que é perigoso.

Além disso, você pode não saber, mas às vezes apenas certas partes de uma planta podem ser perigosas. Ruibarbo, por exemplo, cujo caule é comestível, mas a folha é tóxica. O látex de Euforbias causa irritação significativa na pele e Schefflera fotossensibilização.

Como já mencionamos em nosso artigo Plantas de casa tóxicas, Oleandro é muito tóxico. Mamona, Viburnum, Acônito, Lírio do Vale, Anêmona e Colchicum são plantas ou flores que parecem inofensivas, mas podem ser perigosas.
Admire-os e aprecie sua beleza, mas fique atento!