Mesmo sendo uma planta resistente e pouco exigente, lembramos aqui as ações corretas a serem tomadas para a manutenção do Aloe Vera, ao longo das estações.
Muito apreciado tanto pela sua folhagem original e elegante como pelas suas múltiplas virtudes, o Aloe Vera é uma planta suculenta e cheia de recursos.
Saiba mais sobre Aloe Vera
Suas folhas verdes carnudas contêm um gel conhecido desde a Antiguidade por suas propriedades medicinais curativas e hidratantes. Esta é a razão pela qual o Aloe Vera é muito utilizado em produtos cosméticos.
Além das suas virtudes terapêuticas e cosméticas, o Aloe Vera é também uma planta suculenta essencial para a decoração vegetal da sua casa.
Mesmo sendo uma planta resistente e pouco exigente, aqui lembramos como mantê-la ao longo das estações.
Manutenção do Aloe Vera: as ações corretas
Sua exposição
Planta suculenta nativa da África,Aloe Vera está bastante adaptado ao nosso interior, pois necessita de calor e sol para se sentir bem. Se quiser sair no verão, cuidado com as noites muito frescas! Lembre-se de trazê-lo se a temperatura externa cair abaixo de 10 graus.
Encontrará o seu lugar perfeitamente junto a uma janela ou numa varanda, com luz forte e moderada. No entanto, você precisará ter cuidado para não expô-lo muito à luz solar direta, caso contrário suas folhas ficarão amarelas e secarão.
Também recomendamos evitar ambientes escuros ou úmidos, como a cozinha ou o banheiro.
Rega e replantio
Lembre-se de regar o Aloe Vera uma vez a cada 10 dias na primavera e no verão. Principalmente quando as temperaturas são altas e o solo fica seco na superfície. Aloe Vera valoriza a água da chuva , ou fonte, à temperatura ambiente. Na verdade, a água da torneira costuma ser muito agressiva por causa do calcário. No outono e inverno, lembre-se que a planta está em repouso vegetativo.Portanto, certifique-se de reduzir a frequência de rega durante este período, ou seja, uma ou duas vezes por mês!
Seja qual for a estação, a água não deve ficar estagnada no pires para evitar o apodrecimento das raízes!
É essencial replantar Aloe Vera a cada 2 ou 3 anos, na primavera, em vaso um pouco maior e com furo no fundo. Prefira um pote de terracota, e certifique-se de usar solo para vasos muito drenante ou solo de cactos.
Um pequeno extra: se você deseja colher ramos de Aloe Vera para uso cosmético ou terapêutico, saiba que é recomendável esperar pelo menos cinco anos para que os princípios ativos estejam perfeitamente desenvolvidos.
Agora que o Aloé Vera já não tem segredos para si, seria errado privar-se dele!