Profitez de remises jusqu'à 15% grâce à notre nouveau modèle plus responsable

Como regar um cacto ?

Quel arrosage pour un cactus ? - La Green Touch

Laetitia Tavares |

Como regar um cacto?

Sua reputação de planta de fácil cuidado sempre a acompanhou. Mas o cacto tem, dito isto, requisitos muito específicos a respeitar.  Principalmente quando se trata de regar! Este artigo irá ajudá-lo a saber como cuidar de seus cactos.

Cuidando de um cacto

Considerado hoje como um objeto decorativo moderno e natural, o cacto vem fazendo um retorno nos últimos anos. Com a sua forma muitas vezes original e gráfica, o cacto trará um toque exótico e chique ao seu interior ou jardim. Quer sejam pequenos, dispostos nas prateleiras, floridos ou naturais, ou mais imponentes em lindos cestas, eles vão encantar você o ano todo.

Sua reputação de plantar fácil de manter sempre esteve com ele e faz dele um 'must have', especialmente para aqueles que consideram que não têm um polegar verde. Porém, cuidado com ideias pré-concebidas! No entanto, o cacto tem requisitos muito específicos a respeitar, principalmente ao nível da rega.

As necessidades vitais dos cactos: luz e rega

O cacto cresce e se desenvolve originalmente em um ambiente muito quente, seco e até mesmo árido. É uma planta perene, chamada ‘carnuda’, que tem capacidade de armazenar água nas folhas, caules e raízes. Isto permite-lhe enfrentar longos períodos de seca. Porém, a rega não deve ser negligenciada, muito pelo contrário! Mesmo que não seja muito frequente, regar o cacto continua a ser importante para o seu bem-estar e desenvolvimento. Suas necessidades variam de uma estação para outra. Muito logicamente, e para poder viver da sua reserva de água, o cacto deve estocá-la em determinados períodos.

Em primeiro lugar, para se desenvolver, necessitará de uma luz forte que o lembre do seu habitat original. O melhor local para uma exposição ideal? O peitoril das suas janelas, que permitirá que o seu cacto fique em ótimo estado em qualquer estação do ano.

Regue na hora e frequência certas

Em termos de rega, durante o período vegetativo do inverno, a necessidade de água é mínima.Nesta época do ano, a rega terá a função de evitar o ressecamento da solo para vasos. Portanto, nesta época do ano, e se o seu cacto estiver dentro de casa, em local muito seco, você pode regá-lo uma vez por mês, no máximo.

Durante a estação de crescimento, você precisará regar o cacto com um pouco mais de frequência, uma vez a cada 15 dias, assim que notar que a raiz está ficando seca.

Tenha cuidado com uma overdose de água que pode ser rapidamente fatal. Você pode banhar seu cacto colocando-o por dez minutos em uma bandeja com água em temperatura ambiente, evitando assim molhar o tronco ou caules. Se for regar, use um regador sem cabeça, certificando-se de mirar apenas no solo. Para ter certeza da quantidade de água a cada rega, regue delicadamente, em várias passagens, até que a água escorra para o pires.

Na primavera, se notar que as raízes estão começando a sair do vaso, não hesite em replantar o seu cacto  em um jarra ligeiramente maior, de forma a optimizar o seu crescimento. Neste caso, opte por um solo para vasos para cactos.