Profitez de remises jusqu'à 15% grâce à notre nouveau modèle plus responsable

A técnica de corte de água e o equipamento necessário

La technique de la bouture en eau et le matériel nécessaire - La Green Touch

Laetitia Tavares |

O sistema de corte de água é simples de implementar e eficaz. É apenas uma questão de conhecer os fundamentos antes de começar, para garantir que você conclua o corte com sucesso. É tão gratificante poder multiplicar infinitamente suas plantas para você mesmo ou para dar aos seus entes queridos. É também uma atividade divertida que pode relaxar, ou que também será muito agradável de fazer com outras pessoas.

Para ter a certeza de que os seus cortes de água são um sucesso, damos-lhe todas as dicas, tanto a nível prático, com os passos a seguir passo a passo, como sobre os equipamentos necessários para ter.
Deixe-se guiar, você verá que, depois de feito o primeiro corte, provavelmente não conseguirá mais parar. Teremos avisado você!
Para saber quais variedades são mais adequadas para mudas, você também pode consultar nosso artigo Retire mudas de plantas de interior e de exterior com água.

O equipamento necessário

Para poder realizar o seu corte na água nas melhores condições, é necessário primeiro estar perfeitamente equipado.
Para isso, abasteça-se de água (de preferência chuva, para que seja o mais pobre possível), plantar que você deseja colocar em mudas, de um  tesoura  desinfetado e um recipiente limpo e transparente, como um vaso de vidro  de tamanho adaptado ao caule a ser cortado.

Isso permitirá que você acompanhe o andamento do seu corte, verificando o desenvolvimento das raízes e a qualidade da água. Você também pode trazer um pequeno pedaço de carvão que colocará na água para que fique límpido. Se não usar, terá que trocar a água a cada dez dias. Equipe-se também com um pouco de terra cortada para a fase de transplante no solo, uma vez desenvolvido o corte na água.

O momento certo para fazer suas mudas na água

É preferível privilegiar o período de Abril a Setembro para  faça suas mudas em água. Dependendo da época escolhida, será necessário fazer uma estaca herbácea ou uma estaca semi-resistente.

Como fazer um corte na água?

Primeiro, escolha um caule perfeitamente saudável, que não dê flores. Em seguida, com uma tesoura de poda limpa, retire um pedaço de cerca de quinze centímetros da ponta do caule. Certifique-se de cortar o caule com uma tesoura de poda em ângulo e com nó.
Depois de retirar o caule, lembre-se de retirar todas as folhas, deixando apenas duas ou três no topo do caule.

Em seguida, encha um recipiente transparente com água da chuva. Se você não usar água da chuva, certifique-se de usar a água o mais baixa possível.Como dissemos anteriormente neste artigo, se você tiver carvão, coloque um pequeno pedaço no fundo da água para manter a clareza. Na falta desse pedaço de carvão, você precisará trocar a água do corte a cada dez dias.

Mergulhe a muda em um recipiente com água e coloque-a em um local bastante quente e especialmente claro, em torno de dezoito a vinte graus. Em seguida, espere enquanto monitora regularmente o aparecimento das raízes e seu desenvolvimento.

Assim que suas raízes ultrapassarem três centímetros, é hora de replantar a muda e cultivar a planta no solo. Se, no entanto, você notar que a ponta submersa da sua estaca está ficando preta e as folhas estão caindo do caule, jogue fora esta estaca e repita a operação, infelizmente não deu certo. Mas o próximo será o bom!

Para transplantar a muda para o solo, proceda como se fosse uma operação de replantio de plantas. Em um vaso cheio de terra para vasos, cave um buraco onde colocará o caule da estaca, colocando delicadamente as raízes.  e cobri-los com terra para vasos.
Nas primeiras semanas, certifique-se de manter o solo constantemente úmido, antes de espaçar a frequência de rega, como costuma fazer com suas plantas habituais.