Os chás de ervas são muito apreciados pelos seus benefícios relaxantes, à noite antes de dormir, mas também pelas suas virtudes terapêuticas, principalmente no inverno, quando muitos vírus circulam. Beber bons chás de ervas promove um bom sistema imunológico e garante noites tranquilas.
Quais plantas usar?
Aqui está nossa seleção não exaustiva das diferentes variedades de plantas que você pode cultivar e depois misture para fazer seus chás de ervas: camomila, tomilho, calêndula, salsa, urtiga, hissopo, verbena, sálvia, hortelã, erva-cidreira, flor de tília, etc. Há algo para todos! Cada um deles possui propriedades diversas e variadas, que lhe permitirão combater muitas doenças, principalmente no inverno!
Colhendo plantas
Prefira colher no verão, quando suas plantas ultrapassaram o marco de crescimento e estão em ótima forma. Certifique-se de colhê-los em um dia ensolarado, após o orvalho da manhã, mas antes do meio-dia. você preservará assim todos os seus aromas! E evite dias chuvosos. Para a maioria das plantas, é perfeitamente possível colher tanto as flores quanto as folhas para usar em seus chás de ervas.
Como secá-los?
Primeiro, limpe-as e retire os caules para ficar apenas com as flores e folhas, depois seque as plantas escolhidas em um pano. Em seguida, coloque as folhas sobre papel absorvente em um prato e cubra-as com outra folha. Coloque tudo no forno ou micro-ondas e aqueça por cerca de vinte segundos. Abra a porta para liberar a umidade interna por pelo menos um minuto e depois aqueça novamente por 20 segundos. Em seguida, será necessário virar as duas folhas de papel absorvente e reaquecer as plantas uma última vez. Retire do forno ou micro-ondas, deixe as plantas secarem em um recipiente até secarem completamente. Depois de garantir que estão perfeitamente secos, você pode esmigalhá-los e guardá-los em um frasco fechado.
Chegou a hora de fazer sua infusão!
Ferva a água e misture plantas que você quer. Para preservar o vapor das plantas e todos os seus benefícios, lembre-se de cobrir cuidadosamente o bule durante a infusão. Deixe em infusão por no máximo dez minutos para evitar possível amargor. Você pode então realçar o seu chá de ervas com uma colher de mel, para adicionar um leve sabor adocicado e também todos os benefícios que conhecemos do mel. Está pronto, basta saborear o seu delicioso chá de ervas da horta!