Você ama o seu plantas interior e quer mantê-los em ótima forma por muito tempo? Para isso, é preciso adotar reflexos de manutenção simples, mas necessários. Quer seja a exposição da sua planta à luz, a temperatura do ambiente em que se encontra, a rega regular…
Cada detalhe conta e nada deve ser deixado ao acaso para que ele se desenvolva e se mantenha saudável.
Em relação à rega, você pode consultar nosso artigo sobre este assunto Como regar adequadamente suas plantas domésticas, que detalhará todas as dicas a serem aplicadas para garantir o bem-estar de suas plantas. Aqui vamos nos concentrar em uma questão fundamental relativa à rega e para a qual você certamente já ouviu respostas contraditórias. Deve ou não deixar a água no pires depois de regar a planta?
A resposta é não! E é ainda a melhor maneira de afogar sua planta.
Na verdade, as raízes nunca devem estar em contacto com a água e, ao contrário da crença popular, não podem beber água estagnada indefinidamente e são muito frágeis. Portanto, reserve um tempo para esvaziar a água do pires da sua planta após cada rega.
Simplificando, quando você vê água no pires depois de regar a planta, na verdade significa que ela bebeu o suficiente.
No verão, se estiver realmente muito seco e quente, você pode sempre deixar a água estagnar no pires por cerca de trinta minutos após regar a planta. Mas passado esse tempo, certifique-se de retirar o excesso de água do pires para evitar o apodrecimento das raízes.
Portanto, tenha em mente que a maioria das plantas não tolera solo permanentemente úmido. Um pires vazio com água após a rega é, portanto, uma forma confiável de manter sua planta saudável!