Quer seja no interior ou no exterior, no solo ou num vaso, todas as plantas precisam de nutrientes para darem o melhor de si e isso envolve inevitavelmente a adição de fertilizantes.
Então, o que você precisa saber sobre fertilizante ? Quando você deve fertilizar suas plantas? Qual é a frequência média ? E que tipo de fertilizante devemos usar ?
O toque verde explica a importância de fertilizar essas plantas e como fazê-lo.
De um ponto de vista geral, todas as plantas necessitam, para florescer, de luz, água e nutrientes necessários à produção de matéria orgânica e, portanto, ao seu crescimento.
Esses nutrientes são compostos químicos como nitrogênio ou potássio, por exemplo, mas também proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos.
Estes elementos são assimilados pelas plantas graças à ação de todos os microrganismos contidos no solo, ou seja, graças a toda a atividade microbiana do solo. A partir daí ocorre uma verdadeira simbiose entre a planta e os fungos chamados micorrizas.
Ocorre uma troca virtuosa, favorável a ambas as partes, uma servindo a outra e vice-versa. Verdadeiras bombas de nutrientes, as micorrizas desempenham um papel importante na saúde geral da planta.
Bem nutrida, a planta se desenvolve melhor, produz mais e, portanto, está muito mais bem equipada para combater sozinha doenças e outros parasitas.
A fertilização começa após o período de descanso de inverno, no início da primavera, e continua dependendo das variedades e temperaturas até o final de outubro, aproximadamente uma vez por mês. Por outro lado, note que é importante respeitar um período de repouso vegetativo no inverno, período durante o qual não deve ser realizada a fertilização.
Também é aconselhável utilizar um fertilizante adaptado às necessidades das suas plantas. : fertilizante plantas verdes, plantas com flores, cactos, horta, roseiras….
Geralmente são encontrados na forma defertilizante líquido para diluir, grânulos ou palitos para plantar diretamente no solo.