Profitez de remises jusqu'à 15% grâce à notre nouveau modèle plus responsable

Como regar seus vasos de plantas ?

Comment arroser ses plantes en pot ? - La Green Touch

Laetitia Tavares |

Regar vasos de plantas, toda uma história... muitas vezes delicada, às vezes dominada, mas, oh, tão substancial  !
O tema de regar as plantas é provavelmente a pergunta mais comum que surge. Muita água, pouca água, como saber, como julgar  e como ajustar a rega dos seus pequeninos?

O toque verde  revela algumas dicas para livrá-lo dessa tarefa pesada e de consequências imensuráveis.

Seja qual for o tipo de plantar, a primeira coisa a fazer é descobrir de onde vem sua planta. Isto lhe dará informações valiosas sobre seu ambiente natural de vida e, portanto, suas necessidades de água.

Vem de um ambiente tropical ou, inversamente, de um ambiente árido?  ? Uma vez resolvida esta questão, você poderá definir com mais precisão suas necessidades de água.

No geral podemos dizer que as plantas tropicais são regadas em média a cada 15 dias, o solo deve permanecer úmido sem ficar encharcado  durante todo o ano; quando um ritmo mensal é esperado para plantas suculentas ou do tipo cactos. Neste caso, deve-se esperar até que o solo esteja completamente seco, na superfície e em profundidade, antes de qualquer nova rega.

Esta é uma regra geral que deve ser ajustada em função do tamanho das plantas, da exposição e das ondas de calor encontradas nos últimos anos.

Existe também o método de encharcamento, muito útil para a reidratação profunda da planta, que consiste em colocar a planta em uma bandeja cheia de água. Desta forma, as raízes absorvem apenas a água de que necessitam.

Por último, é imprescindível que o excesso de água da rega possa escoar naturalmente pelos orifícios de drenagem previstos para o efeito.  ; se necessário, as raízes ficarão com os pés na água e poderão apodrecer.

Nossa última dica para melhorar seu método de rega é usar água em temperatura ambiente, evitando assim qualquer choque térmico na raiz. Água que deverá deixar repousar ao ar livre durante 24/48 horas para que possam evaporar um certo número de componentes nocivos às plantas, como o cloro por exemplo.

Por fim, lembre-se de que o excesso é inimigo do bem na hora de regar. Uma planta sofre mais rapidamente com excesso de água do que com falta de água.