Profitez de remises jusqu'à 15% grâce à notre nouveau modèle plus responsable

Vaso ou floreira, qual a diferença ?

Pot ou cache-pot, quelle différence ? - La Green Touch

Laetitia Tavares |

O repoteamento de suas plantas é uma das atividades preferidas e recorrentes dos plantlovers, sempre em busca de seu aprimoramento e ótimas condições de cultivo e manutenção.

Então, qual contêiner escolher? Vaso ou floreira, quais as diferenças?
O Green Touch dá-lhe o seu ponto de vista sobre o assunto e alguns conselhos úteis sobre como fazê-lo bem.

De modo geral, é altamente recomendável usar vasos de cultivo com furos no fundo, sejam de plástico ou de terracota. Esses furos permitem uma aeração constante do solo, mas também uma excelente drenagem.  graças à evacuação do excesso de água de rega. Isto evita, portanto, que as raízes da sua planta fiquem estagnadas na água porque muito poucas plantas são favoráveis ​​a estas condições de cultivo – com exceção das plantas aquáticas ou semi-aquáticas.

Quanto ao vaso, como o próprio nome sugere, é suposto “  esconder  » uma panela. Isto implica, portanto, que o seu fundo esteja cheio para acomodar outro pote com furos. Muitas vezes mais estéticos, coloridos, de design ou mesmo refinados, os vasos para plantas podem ser feitos de diversos materiais, como aço inoxidável, faiança ou vidro. Esta diversidade permite variar as floreiras ou, pelo contrário, uniformizá-las na sua decoração de interiores.

Portanto, você também pode optar por plantadores mais leves para poder movimentar suas plantas com mais facilidade ao longo das estações para melhor exposição.

Finalmente, apenas em tempo quente e seco, uma plantadeira permite criar uma reserva de água para a planta, da qual ela pode recorrer como desejar. Pequena exceção das jardineiras de vime que obviamente não permitem isso, mas neste caso recomendamos que coloque um pires no fundo da jardineira para evitar que a água danifique o vime.

Última possibilidade  : replantando diretamente em uma plantadeira. Longe de soluções ideais para o cultivo devido à falta de drenagem, é  É fundamental implementar algumas dicas para garantir um bom crescimento da planta.

Coloque uma camada suficientemente espessa de bola de argila de cerca de 3 cm no fundo da tampa da panela para uma ação dupla. A primeira consiste em criar uma zona de drenagem na qual as bolas de argila absorvem o excesso de água, limitando fortemente a estagnação. A segunda ação é a constituição de uma reserva de umidade contida nas bolas colocadas à disposição das raízes.

Regue muito pouco e com frequência. A ideia é umedecer as partículas de solo gradativamente em toda a altura da raiz, sem que a água escorra diretamente para o fundo do vaso.

Por fim, para replantar diretamente na plantadeira, La Green Touch aconselha dar preferência a plantas que requeiram pouca água, como cactos ou suculentas.