Como indicamos a você em nosso artigo anterior, Qual tamanho de vaso você deve escolher para sua planta?
O tamanho do pote deve ser definido de acordo com diversos parâmetros. O material do seu vaso também é importante. Cada material representa vantagens diferentes. Na verdade, certos vasos são mais adequados para certos tipos de plantas. Então, aqui novamente, isso pode rapidamente se tornar uma dor de cabeça, já que há uma infinidade de materiais diferentes para vasos: argila, concreto, cerâmica, plástico, etc. Muitas vezes tendemos nestes casos a privilegiar o aspecto estético, mas é importante garantir que este seja compatível com o bem-estar futuro da sua planta.
Aumentar o zoom nossos potes favoritos em O toque verde, que nos parecem mais adequados para as suas plantas.
O pote de concreto
O concreto é um material bruto e mineral que tem a vantagem de reter muito bem a umidade da planta. Contudo, o arejamento do solo e das raízes nem sempre é ideal. É muito forte e resistente às temperaturas. A textura do concreto permite criar vasos de diferentes cores e formatos, o que lhe permitirá encontrar o que procura. Além disso, a aparência limpa e elegante do pote de concreto combinará perfeitamente com sua planta. Ao mesmo tempo que traz um tom minimalista ao seu quarto. Além disso, sendo o concreto um material bastante pesado, se estiver ao ar livre terá poucas chances de tombar e, portanto, resistirá a ventos violentos. Isso terá a vantagem de não danificar sua planta. Este pote é resistente a todos os climas.
O pote de barro ou terracota
O pote mais clássico, em terracota ou argila é o que você encontrará com mais facilidade em lojas especializadas. O de terracota não é hermético e por isso permite que a terra respire. Estes potes são muito populares porque são muito estéticos e discretos. Aquele em A argila tem uma característica estética mais rústica o que lhe confere um aspecto tradicional que vai combinar perfeitamente com as suas plantas. Este material é adequado tanto para uso interno quanto externo.
Esses potes são porosos e respiram. Como a água evapora pelo vaso e ele não é hermético, será necessário regar a planta com mais frequência. Esta porosidade também permitirá que o ar penetre mais facilmente no solo, o que permitirá que as raízes permaneçam saudáveis e frescas. Assim a planta cresce em ambiente arejado e drenado. Uma pequena dica: lembre-se de deixar seu novo pote de terracota de molho um pouco. Vasos de terracota muitas vezes ficam muito secos no início e, portanto, correm o risco de absorver toda a água da planta nas primeiras regas. Caso contrário, umedeça a panela com antecedência.
O pote de terraço
Este pote é outro material mineral, composto por pedras naturais, e mármore colorido, aglomerado com cimento, todo polido para dar o brilho de um material natural.Retendo muito bem a umidade, o pote de terrazzo adequado para plantas que precisam.
A panela de madeira
Geralmente utilizado ao ar livre, o vaso de madeira lhe dará um aspecto bem natural. É muito resistente a baixas e altas temperaturas e permite uma boa ventilação das raízes. Infelizmente, como qualquer superfície de madeira que permanece ao ar livre, ela tenderá a mudar de aparência e cor com o tempo, devido à chuva e à forte exposição ao sol.
Descobrir nossa seleção de potes na casa de O Toque Verde para valorizar suas plantas.